A pomada de Barbatimão está liberada para distribuição pela UFAL?

De acordo com as informações disponibilizadas pela Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por enquanto, ainda não é possível fornecer a pomada de barbatimão à comunidade.

Isso porque a pesquisa foi concluída em sua fase de clínica e ainda esta faltando o estudo multicêntrico para comprovação final de sua eficácia no combate ao vírus do HPV, conforme dita as normas de pesquisa clínica.

Desde então,  não se produz mais esta pomada em virtude de não se ter mais financiamento para fazê-la e realizar este estudo final.

A UFAL, que tem a titularidade do produto, fez o depósito da patente desta pomada tanto aqui no Brasil quanto nos Estados Unidos (PCT).

As duas patentes já foram concedidas, mas, até o momento, ainda estamos na busca por financiamento para a realização de uma transferência de tecnologia, de forma a viabilizar a conclusão dos estudos e sua posterior fabricação para o mercado. Não temos como prever prazos neste momento.

Qualquer novidade, a Universidade noticiará à sociedade por meio de seu portal institucional (www.ufal.edu.br) e atualização desta aba de perguntas frequentes do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).